segunda-feira, 19 de março de 2007

Indicações da semana

O título deste post é ambíguo. Alguém pode pensar que ele tem o mesmo significado de "indicação semanal", o que significaria que você, ao entrar nesse blog, encontraria indicações como as que seguem abaixo toda semana. Não! Não é esse o sentido que é pra ter! Simplesmente ele significa que no post eu vou indicar algumas coisas e que não o farei novamente no prazo de, no mínimo, uma semana.
Pensei ao ler um dos blogs que costumo ler em fazer uma lista de filmes, livros ou CDs que fossem assim os meu favoritos, mas achei que ia ser uma missão quase impossível, pois além de ter lido muitos livros, ouvido muitos CDs e visto muitos filmes, eu ainda sou indeciso, ou seja, para fazer uma lista de bons filmes ela teria que ter uns 40, e por aí vai. Sendo assim decidi colocar apenas coisas boas das quais tomei conhecimento recentemente e que recomendo que façam o mesmo!
Então lá vai:

CD: Universo ao meu redor: Absolutamente fantástico, o novo CD de sambas da Marisa Monte é simplesmente maravilhoso! É raro eu indicar um CD como um todo, uma vez que eles sempre tem aquelas musiquinhas meio fracas que estão lá só pra fazer número, mas não é o caso deste CD de inéditas! Recomendo!

Filme: Ata-me!: Filme de Pedro Almodóvar, com Antonio Banderas. Por ser um filme de 1989 (ano do meu nascimento), Banderas ainda não tinha o espírito de conquistador latino característico dos filmes hollywoodianos pelos quais os conhecemos (pelo menos eu conhecia). Conheci Almodóvar recentemente, através do seu mais recente filme, "Volver" com a Penelope Cruz, e desde então venho tentando assistir tantos filmes dele quanto posso. Apesar de ser um diretor classicamente dramático, as coisas absurdas e por vezes até cruéis e bizarras que acontecem em seus filmes são disfarçadas por sutilezas nas cenas. Muito bom!

Livro: Crônica de uma morte anunciada. Livro de Gabriel Garcia Marques. Conta a história de um assasinato, descrevendo em detalhes todas as possíveis formas como ele poderia ter sido impedido e muitas coincidências que levaram à sua execução. Desde o começo não há nenhum suspense em relação ao que vai acontecer com o personagem a ser assassinado, fica claro que ele vai realmente morrer. O que prende a atenção é a narrativa em primeira pessoa do autor, que marca positivamente o livro do início ao fim.

Na falta de uma notícia bombástica para comentar e até de criatividade para dar minha opinião sobre algum ponto na sociedade, ficam aí algumas críticas culturais positivas.

Tchau

2 comentários:

Felippe Fiori disse...

porra iuri. valeu o post, o cd que eu nao gostei muito, pq acho que meu genero musical é outro! mas de resto, brilhante!!! :D parabens pelo blog!

Anônimo disse...

Iuri,

Interessante o conteúdo, pois mescla cultura e visão de mundo. Acredito que os blogs são uma novidade na área do jornalismo de opinião, mas que o seu desenvolvimento, enquanto forma de jornalismo, ainda é incerto. As dificuldades nesta área são muitas e uma das maiores é a formação de um público leitor.

Botão pai