sexta-feira, 16 de março de 2007

Greve pela qualidade de ensino?

Resolvi mudar o blog do uol pro blogspot que tem melhores opções de customização e muito mais blogs legais pra relacionar, segue abaixo o texto que constava no meu blog de lá, a respeito da greve na Unimep.


Não sei de onde tiram isso de relacionar a greve atual dos professores e a qualidade de ensino. Por acaso estão demitindo doutores e contratando pessoas sem qualificação? Não. Por acaso não estão dando a esses doutores com salários fora do padrão a possibilidade de migrar para uma nova carreira com salários menores? Sim, até onde eu sei. Seria qual a questão então? Ouvi muita gente dizer que o reitor é ditador e não sabe negociar. Será mesmo que ele não negocia? As demissões tiveram de ser revistas, tudo bem que não por opção dele, mas uma vez revistas ele fez uma proposta de redução em torno de 30%, que obviamente não foi aceita pelos professores, e quanto a isso eu concordo. Mas agora a redução está na casa dos 15% e é o reitor que não está diposto a negociar? O edital de eleições para o CONSEPE, reivindicação dos professores, está aberto, o mandato dos coordenadores e diretores foi restabelecido com o cancelamento da tal portaria e em sua última proposta o reitor oferecia novas eleições para os cargos em que os nomeados não haviam sido eleitos e é o reitor o intransigente e que não negocia? A ditadura que estou vendo no lado grevista me envergonha, novas propostas são feitas a todo momento e os professores continuam decidindo por greve em assembléias com menos de 30% dos professores da instituição presentes. Sem falar na assembléia do DCE, realizada com a presença de meia dúzia de alunos (sim, 400 de 12000 é meia dúzia pra mim).
Prestem atenção, alunos! Lutem pelo direito de vocês, que é o de ter suas aulas, ter a qualidade de ensino mantida e ter, acima de tudo, o direito de não apoiar a greve e estar dentro de sala de aula nos horários de aula se for essa a vontade de vocês!
PS: Os professores da USP e UNICAMP, com a mesma graduação e mesma carga horária dos professores da UNIMEP, ganham menos do que eles.
PS²: Engrossar o caldo da greve com gritos de "fora Davi!" só fará com que a greve se prolongue, uma vez que pedir a cabeça do reitor não justifica a greve.

3 comentários:

Felippe Fiori disse...

Espero que seu novo blog faça sucesso! :D

Anônimo disse...

OLÁ YURI...
PARABENS..
ADOREI A MATÉRIA...

beijinhussss
:********

Anônimo disse...

oi, bot!

só alguns comentarios:
-professores com qualificação de doutores estão sim sendo substituídos por gente recém formada (ou seja, apenas graduados)!
-novas eleições para faculdades em que só porque os candidatos que ganharam não foram os indicados pelo reitor, na minha concepção, não significa terem tido "problemas", portanto, uma nova eleição presidida por ele, é sim uma forma de ditadura.

beijoss
=**