Eu passo pelo menos uma ou duas horas toda semana conversando com atendentes de tele marketing. Quem lê uma afirmação como essas pode pensar que eu sou um desses caras solitários que liga pro CVV pra pedir conselhos e contar problemas, mas não é isso. Bom, na verdade não é exatamente isso, mas é bem parecido. Eu conto sim problemas e peço sim ajuda, mas aos malditos atendentes da Telefônica e da Tim, serviços pelos quais eu pago e não canso de reclamar.
A verdade é que na Telefônica eu só ligo em caso de emergência, quando estou mesmo a ponto de dar um tiro na cabeça ou no modem (prefiro a segunda opção). E isso acontece porque eu já liguei lá tantas mas tantas vezes, que já conheço os atendentes pelo nome, os números que devo discar e os procedimentos que eles vão me mandar fazer, pra me dizer depois de longos 40 ou 45 minutos, que o problema deve ser com o meu computador. Como já sei também quais são os testes que eles vão mandar fazer eu digo que realmente o problema deve ser aqui e me dirijo pro meu quarto pra ler um livro ou pra sala ver TV, resignado. Afinal, depois de algum tempo o serviço naturalmente vai voltar. Acho que eu até entendo o lado dos atendentes, a culpa não é deles, mas custa dizer que a culpa é da operadora?
Quanto à Tim, ligo lá pra saber desde tarifas ao valor da minha próxima conta, e na parte de negociações especiais já consegui negociar um desconto de 25 reais em um plano de celular pós-pago, que é o que eu tenho hoje. Mas ainda assim o atendimento de lá é MUITO lento.
Mas apesar disso não processo ninguém!
Li a algum tempo atrás que uma mulher processou uma marca de cigarro por ter câncer no pulmão e outro processou uma rede de fast-food por ter colesterol alto. O fato de eles terem processado as empresas não é assim tão absurdo, o que é incompreensível é o fato de que eles ganharam, e elas foram obrigadas a pagar a eles as tais indenizações, que não foram pequenas! Quero dizer, não foi escolha da mulher começar a fumar quando ela era adolescente? Não foi escolha do gordinho comer milhares de lanches e batatas fritas até chegar ao limite do colesterol?
Li hoje na Folha de São Paulo que um cliente que teve uma discussão com um dos atendentes da Tim recebeu em sua conta de celular a incrição "FILHO DA PUTA QUE O PARIU", no espaço em que deveria constar o nome do dono da conta. Na notícia também consta que o filho da puta em questão está pedindo uma indenização de 300 mil reais à operadora, e conhecendo a justiça como eu conheço, até por relatos recentes de clientes que receberam indenizações milionárias, creio que ele vá conseguir a tal indenização. Mas ele não está errado, afinal foi realmente ofendido, mas será que 300 mil é realmente necessário?
Comparando o relato das minhas experiências com tais atendentes e a notícia de Folha eu chego à conclusão de que preciso começar a ser mais incisivo, ou pelo menos não tão cordial, quando ligar nas operadoras nas próximas vezes. Quem sabe assim eu não me desentendo com o atendente e tenho a sorte de ele mudar meu nome de assinante pra "VIADINHO" ou algo do tipo e recebo também uma indenização milionária? Claro que não estou aqui defendendo o estúpido que fez a mudança na conta do cara, isso nem vai afetar tanto assim a minha vida, mas cá entre nós, falando de processos judiciais, será que a coisa precisa mesmo ser assim?
A moda hoje na nossa sociedade é processar, e isso não se restringe a empresas e grandes prestadoras de serviço, a moda pegou também em questões pessoais: xingou minha mãe? Processo nele! Chutou meu cachorro? Processo também! Me chamou de gordinho na frente dos amigos? Processo! Que ridículo isso! Será que ninguém sabe se defender? Precisam recorrer à justiça pra dizer que o outro está errado? Não. A questão não é ver quem está certo, quem processa não está nem aí se foi realmente prejudicado ou qual foi a dimensão do dano moral sofrido, se preocupam é com a grana, que as empresas tem de sobra e que com o erro ou a exaltação de um funcionário no caso da tim, ou até argumentos absurdos como o caso do câncer ou do colesterol, fazem com que essas pessoas vejam nesse dano moral a possibilidade de ganhar uma bela grana. Ninguém está preocupado com uma retratação pública ou algo do tipo.
Por favor, não me interpretem mal, não estou dizendo que uma mulher que perdeu um filho em um hospital por negligência de quem deveria ter prestado socorro não tenha direito de processá-lo, ela tem sim direito e tem que receber muita grana, apesar de que isso não vai trazer o filho de volta; pelo contrário, me refiro às pequenas coisas, pequenas brigas e desentendimentos que atualmente viram motivo de processo, a fim de exorquir gordas indenizações, e isso é subsidiado pela justiça que não promove reuniões de reconciliação, mas obriga os "infratores" a encher os bolsos da outra parte, e saem de lá se odiando mais do que quando entraram!
A propósito, enquanto eu escrevia esse texto meu Word deu problema umas 4 vezes, pena que não posso ligar na Microsoft e nem mesmo encaminhar o relatório de erros, afinal a Microsoft não entra mesma na categoria de empresa da Tim e da Telefônica, que recebem de mim pelo serviço prestado, deixa pra lá.
7 comentários:
Então Iuri, acho que vou te processar por esse matéria, que me atacou piamente. dsauhidushidsa Hoje em dia está tudo uma bagunça, isso é um vicio que estamos pegando dos estados unidos, lá é a mesma coisa só que pior, por exemplo, se eu andar pelado na rua de um estado que aceite nudista, e alguem ficar olhando ou tirar uma foto, eu posso processa-lo por invadir minha privacidade.. é complicado meu amigo =\ pelo menos advogado e juiz de pequenas causas vão ter trabalho.
Na minha opinião os atendentes da TIM sequer tem um computador na frente deles. Eles falam com você e batem o dedo numa calculadora de bolso pra fingir o barulho do teclado... Cada um que desliga o telefone de saco cheio eles marcam um ponto.
Abraço!!!
Bom Botão... Concordo quanto à ridicularidade de processar um restaurante ou uma marca de cigarro por cancêr ou colesterol respectivamente... Mais por outro lado, acho que no caso da TIM e da Telefônica, vale a pena reclamar muito e se necessário, entrar sim com uma ação judicial contra as mesmas. Pago um valor, que considero alto, pela minha internet de 512 kbps... Quando dá pau eu ligo lá e fico na linha os 45 minutos, e não resolve... dai mandam o técnico (que normalmente leva uns 3 dias pra vir), dai eu ligo de novo lá e falo pra descontar 3 dias da minha fatura, posto que não utilizei o serviço. Só não processo a Telefônica por que isso causa muito mais transtorno e gasto do que a possivel bolada que eu vá levar... Mas dou a maior força pra quem tiver afim de levar isso à fundo... Só se virar hábito entrar na justiça contra esses inescrupulozos prestadores de serviço, eles vão aprender que o consumidor não é em sua totalidade idiota. Outro exemplo, é o meu professor de CFC, que processou a prefeitura de são paulo porque um pneu dele estourou em um buraco. Ganhou a reinstituição do dano. Nada mais justo... pagamos impostos pra poder trafegar em vias bem conservadas né ? e convenhamos, os impostos não são baratos... Acho que devemos sim exercer nosso direito de cidadão e se possivel tirar a grana das grandes companias que não prestam devidamente o serviço contratado... porque se você não pagar uma conta no dia certo, você vai pro SPC, já eles, se deixarem você sem internet por um mês, vão no máximo pedir desculpas.
Boaaa fio
pois é... agora é processar... vou processar o bRASIL porque eu não tenho um ipod de 80Gb e por isso sou infeliz a ponto de ter umaneurisma... faça-me o favor... reclamar quando se tem razão sim... me lembra a história do ladrão que processou a mulher que ele assaltou e ainda ganhou a ação!
abraços
Estou passando para:
1. Retribuir a visita;
2. Dizer que vou dar minha opinião sobre a sua opinião sobre o filme em breve;
3. Dizer que o seu blog é ótimo e que vai ganhar um link no meu.
Um abraço!
hoje tive uma vontade louca de processar a nossa operadora timnos fazem de palhaço e quando não conseguem resolver o problema simplesmente desliga o telefone que voçê demorou 30 hora ou ate vezes mais que isso para ser atendido.
Amanhã procurarei o procon pra ver se consigo resolver minha parte.
To achando que esse cara ai é parente ou tem parte em algumas das empresas citadas... Tem que3 meter um processo SIM, por que quando eles começarem a sentir que estão desembolsando milh~´oes por essa porcaria de serviço que prestam, quem sabe eles comecem a perceber que seria mais barato investir em melhorias no sistemas deles d que pagar as tais indenizações.. A tim oferece um seviço de bonus em 72 horas, fiz uma recarga e os bonus levaram dez dias pra cairem na minha conta, e eles alegam uma falha no sistema e que os tecnicos ja estão resolvendo o problema, mas isso ja tem quase um ano que ouço essa conversa mole tenho um monte de protocolos de reclamações, e a telefonica então? estou a 45 dias pedindo minha conta de telefone detalha pq quero saber como foram gastos 350 minutos de ligações e nunca que recebo a tal conta, ja veio outra pra eu pagar e nada da detalhada...Se ninguem se move vai continuar essa palhaçada que a gente ve por ai, por causa de pessoas que acham um absurdo mover ações, tem que processar sim..
Postar um comentário